sexta-feira, 3 de agosto de 2018

A Mancha Mongólica não é Sinal de Síndrome de Down

Fonte: Slideshare
Elas são
mais frequentes
em bebês negros
ou descendentes de asiáticos,
mas ocorrem também
em bebês morenos e brancos.


Logo após o nascimento, alguns bebês têm um fenômeno chamado "mancha mongólica". É aquela manca azulada que geralmente ocorre nas nádegas ou próximo delas. É mais frequente em bebês negros e descendentes de asiáticos (coreanos, chineses, japoneses, etc.), mas ocorrem também ocorrem em bebês brancos. Com o tempo, tendem a desaparecer, mas há os casos em que elas são pequenas como as da foto ou muito maiores e persistem até a adolescência.
Apesar do nome, a mancha mongólica não tem relação alguma com a possibilidade de desenvolvimento de uma síndrome de Down, também conhecida como "mongolismo". O nome vem do fato de que se trata um fenômeno muito comum em crianças mongóis (nascidas na Mongólia, país da Ásia). No Brasil, ocorre entre 40% e 80% dos bebês, dependendo da região onde eles nascem, mas isto é causado pela miscigenação racial, que é uma das caraterísticas mais fortes do nosso povo. Segundo os médicos, também não tem relação alguma com câncer nem com hematomas. 
Em algumas brasileiras ela mais conhecida como "mancha roxa" ou "mancha de jenipapo" (por ter uma cor semelhante à do jenipapo). Segundo uma informação dada pela EBC, não existem tratamentos recomendados, mas não se limite a ler sobre essas coisas em blogs e sites. Leve seu bebê ao pediatra, o profissional com condições melhores para lhe dar todos os detalhes a respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doença Celíaca causa Atraso no Crescimento da Criança

Fonte:  Fisioterapia para Todos Os sintomas nem sempre têm relações com o estômago ou o intestino.  Ela é mais conhecida como &...