quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Doença Celíaca causa Atraso no Crescimento da Criança

Fonte: Fisioterapia para Todos
Os sintomas
nem sempre
têm relações
com o estômago
ou o intestino. 


Ela é mais conhecida como "intolerância ao glúten". O glúten é uma mistura de proteínas existentes em cereais como o trigo, o arroz, a quinoa, etc. (há mais de seis mil espécies de cereais). Esses alimentos contêm amido (cerca de 40 a 70 por cento da composição), lipídios (1% a 5%) e proteínas (7% a 15%). O amido funciona como um reservatório de energia. As proteínas replicam o DNA (ácido desoxirribonucléico), transportam moléculas, ajudam no metabolismo, etc. Os lipídios também armazenam energia. No entanto algumas pessoas são incapazes de ingerir o glúten. Nessas pessoas, o glúten prejudica as paredes do intestino delgado e do estômago, causando diarreias, dores e inchaço estomacal. A situação pode se agravar devido à dificuldade de absorção de nutrientes. É importante lembrar, porém, que nem toda intolerância ao glúten é celíaca. Em alguns casos, é apenas dificuldade de digerir o glúten, e as causas para isto podem ser várias.
A doença celíaca acontece quando o sistema imunológico reage à intolerância ao glúten. É dessa reação que resultam as inchações, as dores e as diarreias. Isto acontece porque as enzimas produzidas pelo corpo para degradar o glúten não são suficientes ou nem mesmo são produzidas. Isto não ocorre samente em adultos. São muitos os casos em que o problema se manifesta em crianças já a partir dos seis meses de idade, tendo como sintomas principais a diarreia, a irritabilidade, perda de peso e anemia. Pode ocorrer também atraso no crescimento da criança. Mas lembre-se: não se limite a obter informações através da Internet, de revistas, de jornais ou de programas de rádio e televisão. Converse pessoalmente com um médico especializado em gastroenterologia.

Fonte: Tua Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doença Celíaca causa Atraso no Crescimento da Criança

Fonte:  Fisioterapia para Todos Os sintomas nem sempre têm relações com o estômago ou o intestino.  Ela é mais conhecida como &...