quarta-feira, 27 de junho de 2018

Crianças com Síndrome de Down Precisam de Acompanhamento Psicopedagógico

O acompanhamento multidisciplinar
é altamente importante.


A trissomia 21, mais conhecida como "síndrome de Down", é causada pela presença total ou parcial de uma terceira cópia do cromossomo 21. Um cromossomo é uma longa sequência de ácido desoxirribonucleico (ADN ou DNA), a molécula que contem o nosso código genético. O cromossomo 21 é um dos 23 pares dos cromossomos do cariótipo, que é o conjunto de todos os cromossomas existentes no núcleo de uma célula. 
A condição do portador da síndrome de Down é geralmente associada ao atraso no desenvolvimento infantil, feições faciais características (veja isto no vídeo) e uma deficiência que varia segundo cada caso, de leve a moderada. Esse "desenvolvimento infantil" é uma sequência de transformações gradativas que traz um aumento de grau de complexidade do organismo. Durante o mesmo, ocorrem alterações na composição e no funcionamento das células, fazendo com que elas assumam novas funções. 
Geralmente pais e mães de crianças com síndrome de Down são pessoas física e mentalmente saudáveis, o que significa que a presença do cromossoma 21 a mais é, ao que tudo indica, meramente casual. A probabilidade de desenvolvimento do problema aumenta com o avanço da idade, mas não se conhece qualquer fator ambiental ou comportamental que o influencie. A síndrome pode ser detectada durante a gravidez e por exames de diagnósticos após o nascimento, através de observação direta e exames genéticos. Recomenda-se que a pessoa portadora seja submetida regularmente a exames de rastreio ao longo da vida para evitar problemas de saúde comuns na condição.
Sob o ponto de vista social, a grande pergunta que paira sobre famílias de pessoas portadoras da síndrome de Down é quais são as especialidades necessárias para uma criança com esse problema. No Brasil, onde o sistema educacional é precário até para crianças e jovens em condições saudáveis, esta pergunta é altamente justificável. Aqui, quem responde à pergunta são a psicopedagoga Rosângela Dagostin e a psicóloga  Camila Monte Oliveira
Rosângela considera muito importante o acompanhamento multidisciplinar. É importante lembrar que a psicopedagogia é uma união entre a psicologia, que é o estudo do nosso comportamento e de nossas funções mentais, e a pedagogia, que tem como objetos de estudo a educação e os processos de ensino e de aprendizagem. No caso de uma criança ou de um(a) jovem com síndrome de Down, o acompanhamento multidisciplinar é importante para ajudar no desempenho cognitivo. É aí que entra em cena um profissional muito importante para isto: o psicopedagogo. "Acompanhamento multidisciplinar" é um sistema que envolve várias disciplinas para obter um mesmo objetivo. Neste caso, o objetivo é ajudar a facilitar o processo de cognição, que é a capacidade de raciocínio e aprendizagem.
Camila reforça a opinião de Rosângela dizendo que o ideal é que a criança seja avaliada por uma equipe capacitada para levantar suas potencialidades e, ao mesmo tempo, suas principais dificuldades para verificar quais são os acompanhamentos mais adequados para ela. Camila aconselha que essa equipe seja formada por um(a) psicólogo(a), um(a) fonoaudiólogo(a), um(a) cardiologista (muitas crianças com síndrome de Down apresentam deficiências cardíacas), um(a) neuropsicólogo(a), um(a) psiquiatra e um(a) professor(a) de educação física. Ela destaca também a importância do envolvimento de toda a família nesse processo, o que significa que é necessário considerar as possibilidades da família e principalmente as da criança.

Observação: as pessoas que aparecem no vídeo parecem falar normalmente porque foram dubladas.

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