terça-feira, 7 de agosto de 2018

Saiba o que é a Síndrome Mão-Pé-Boca

O problema
já foi detectado
em alguns estados
do Brasil.


Alguns jornais têm informado que o mal já tem atingido muitas crianças em Minas Gerais, no Paraná e no Espírito Santo. O problema també deve estar ocorrendo em vários estados. Os sinais mais evidentes são como os que são mostrados nas fotos. 
A doença é contagiosa e atinge principalmente o sistema digestivo, podendo inclusive causar uma estomatite (inflamação no estômago), aftas na mucosa bucal e essas manchinhas vermelhas em várias partes do corpo, mas principalmente nas mãos e nos pés. É causada pelo vírus Coxsakie, que infecta pessoas de qualquer idade, mas as principais vítimas são as crianças. 
É difícil detectar sintomas da presença do vírus, mas ele costuma causar desconforto abdominal e diarreia. A doença é mais comum no final do verão ou no início do outono, mas pode ocrrer em outros períodos também. Ela é também mencionada através das siglas "HFMD" ("Hand, Foot and Moot Desease" - "Doença do Pé, da Mão e da Boca" em inglês), "DMPB" ("Doença da Mão, Pé e Boca") e "SMPB" ("Síndrome Mão-Pé-Boca"). A médica Maria Helena Varella Bruna, especialista em doenças contagiosas, confirma que a síndrome atinge também adultos mas as vítimas são, na maioria, crianças, muitas delas com menos de cinco anos de idade.
A médica informa que a transmissão pode ocorrer por vias orais, contatos com as feses, cintato direto com pessoas acometidas, através da saliva e de outras secreções (urina, suor, etc.), de alimentos e de objetos tocados por essas pessoas. Os principais sintomas são febre alta durante alguns dias; os já citados acima (pequenas bolhas que são mais frequentes na boca, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também em outras partes do corpo) e aparecimento de manchas vermelhas e de vesículas branco-acinzentadas nas amídalas e na faringe. A febre costuma ocorrer durante até sete dias.
O diagnóstico é clínico. Ou seja, é necessária uma consulta médica. O tipo de vírus causador da infecção é identificado através de exames de feses e de sangue que têm que ser solicitados pelo médico. Ainda não existe uma vacina contra a doença. O tratamento costuma ser feito com antitérmicos (para baixar a febre) e/ou anti-inflamatórios conforme a prescrição do médico. Para mais informações, consulte pessoalmente um especialista. 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doença Celíaca causa Atraso no Crescimento da Criança

Fonte:  Fisioterapia para Todos Os sintomas nem sempre têm relações com o estômago ou o intestino.  Ela é mais conhecida como &...